Casas são destruídas após Morro desmoronar no centro histórico de Ouro Preto-MG
O Morro da Forca, desmoronou na manhã desta quinta-feira, 13 de janeiro, no encontro das ruas Diogo de Vasconcelos e Pacífico Homem com a Praça Cesário Alvim, centro histórico de Ouro Fino, próximo da região Central de Minas Gerais.
Nas imagens e vídeos, é possível ver que dois casarões ficaram completamente destruídos após serem atingidos pelo deslizamento do chamado Morro da Forca.
Moradores que registraram as cenas saíram correndo do local
A Defesa Civil informou que não houve vítimas. O órgão chegou ao local momentos antes do deslizamento e conseguiu evacuar a área. "Recebemos um telefonema [informando] que tinha um indício de um deslizamento. Imediatamente deslocamos para o local, evacuamos as pessoas que estavam no ônibus, próximas ali paradas, pedimos apoio a Guarda Municipal e 15 minutos depois veio abaixo boa parte do Morro da Forca. Tem um depósito de uma loja ali e também um casarão do século 18 da prefeitura que veio abaixo. Não tem como acessar o local, mas acreditamos que ele foi todo destruído", explica Neri Moutinho, gerente da Defesa Civil da cidade.
A informação é que há mais uma trinca e pode descer mais terra. Caso isso ocorra, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) corre risco de ser atingido. A gerente do centro, Júnia Fagundes, disse que a Defesa Civil autorizou os funcionários tirarem alguns materiais emergenciais do local. Além da chance de ser atingido pelo Morro da Forca, há ainda o risco de deslizamento de outro morro que fica atrás do prédio.
Segundo a Defesa Civil, tratava-se de edificações com patrimônio tombado. Valendo frisar que todos os moradores nos arredores do Morro da Forca foram evacuados.
Conforme o Corpo de Bombeiros, há uma instabilidade do talude. Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam a ocorrência. A Defesa Civil Municipal também estava no local para realizar uma nova vistoria na área.
Post a Comment