Elza Soares morre aos 91 anos de causas naturais
Nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, a cantora e compositora Elza Soares morreu aos 91 anos de causas naturais.
A informação foi divulgada por familiares em conta que pertencia à cantora nas redes sociais.
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado, assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza.
“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, diz ainda o texto.
“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, conclui a nota.
Sobre Elza Soares
Nascida em 23 de junho de 1930 no Rio de Janeiro é filha de um operário e de uma lavadeira, sendo Alaúrdes Gomes Soares e Josefa Maria da Conceição Soares.
Inicialmente era uma criança pobre, mas feliz por poder brincar e viver sua inocente vida, podendo, inclusive, estudar.
Mas seus sonhos de criança tiveram um fim quando seus pais a obrigaram a se casar com apenas 13 anos com um homem chamado Lourdes Antônio Soares e com apenas 14 anos teria seu primeiro filho. A jovem que amava cantar descobriu que seu filho tinha uma doença e precisava de muitos remédios caros.
Foi então que ela procurou o programa de Ary Barroso na Rádio Tupi. Ali foi humilhada por ele quando lhe perguntou de que planeta ela havia vindo, posto que, estava descabelada, com roupas surradas e velhas e extremamente pobre. Ao que ela dignamente respondeu: “Planeta Fome”!
Elza com Garrincha e os filhos Carlinhos e Dilma,
em sua casa na Itália.
Foto: Acervo pessoal
Ainda iniciante, com o compositor Ary Barroso, apresentador
do programa Calouros em Desfile, da Rádio Tupi.
Foto: Reprodução
Elza ainda no começo da carreira, quando cantava em diversos
programas de rádio.
Foto: Reprodução
Cantando ali por algumas vezes ganhou determinado valor que lhe ajudou, mas o filho não resistiu e morreu. Logo passados alguns dias o marido adoeceu de tuberculose e sobrou para Elza uma recém-saída da adolescência trabalhar duro como faxineira, empacotadora e demais serviços para sustentar a casa e comprar remédios para o marido.
Logo que se recuperou o homem proibia a cantora e sonhadora Elza a sair de casa. Mas em seguida ele morrer e a mesma já havia perdido um segundo filho também com apenas 15 anos.
Com a morte do marido Elza ficou sozinha e desempregada com cinco filhos para criar. Nesta época Elza contava com apenas 21 anos de idade e força de vontade, nada além disso.
Trabalhando de faxineira, doméstica e demais funções ela continuava nutrindo o sonho de cantar. Foi neste período que surgiu uma oportunidade na televisão e ela agarrou com unhas e dentes para cantar e viver de música. A partir dali chegaram os primeiros grandes shows, primeiras gravações de compactos e o sucesso batia à sua porta.
Outro momento de aflição na vida de Elza Soares ocorreu quando o casal que ela pagava para cuidar de sua filha pequena simplesmente fugiu sequestrando a garoto.
Somente mais tarde, vivendo com fama e melhore condição, conseguiu bancar uma investigação particular e localizou a filha. Elza passou a fazer shows internacionais, gravar discos e ganhar muito bem por isso.
Com 27 anos conheceu o jogador de futebol Garrincha, na época maior nome do futebol brasileiro, com quem começou a ter um relacionamento. Todavia, sofreu represália da própria sociedade, posto que, ele havia se divorciado e todos diziam que a culpada pelo divórcio era ela. Mas a cantora sempre afirmou que quando o conheceu ele já tinha tido outras quatro mulheres.
Mesmo contra a vontade de todos eles se casaram e tiveram um filho. Porém, segundo Elza Soares, Garrincha era ciumento e alcoólatra.
As brigas eram intensas e o casamento andava em crise. As coisas pioraram quando ela perdeu a mãe em um acidente de carro em que Garrincha dirigia totalmente alcoólicado e estavam no carro Elza, o filho que tinha com Garrincha e a sua mãe. No acidente somente a mãe da cantora morreu.
Tempos depois ela se separou de Garrincha que também morreu de cirrose devido ao alcoolismo. A cantora ficou arrasada, mas tinha o filho para consolar. Porém, o filho com 09 anos também morreu ao sofrer um acidente de carro voltando da terra do seu pai onde fora conhecer suas raízes.
Depressiva Elza mudou-se do Brasil e ficou um tempo fora do Brasil retornando muito depois, mas já superando os traumas do passado.
Neste tempo não parou de trabalhar e seguiu fazendo sucesso até mesmo do país. É uma das cantoras mais premiadas da história de nossa música e seu último lançamento inédito foi em 2015.
Sucessos
Post a Comment